É uma pergunta comum que muitos de nós nos fazemos quando escovamos os dentes e vemos que as nossas gengivas ainda estão a sangrar. Então perguntamos a nós próprios, qual é a solução? Vamos responder a estas perguntas.

Bem, quando as nossas gengivas sangram, é porque temos gengivite. E o que é a gengivite? A gengivite é uma doença gengival, quando as nossas gengivas estão vermelhas, inflamadas e a sangrar. Isto pode ser devido à presença de placa bacteriana que se acumula e não somos capazes de remover com a escovação dos dentes.

Existem diferentes factores que favorecem a acumulação da placa bacteriana, tais como a anatomia dos nossos dentes ou se usamos ortodontia, uma vez que o uso de aparelho torna mais difícil para nós escovar bem e remover toda a placa bacteriana.

Mas nem toda a gengivite é causada pela acumulação de placa bacteriana, também pode ser devida a uma origem viral ou fúngica, pode ser causada por uma lesão ou devido a doenças sistémicas.

Actualmente existem drogas que induzem a gengivite, tais como:

anticonvulsivos (dilatados), imunossupressores (ciclosporina), antagonistas do cálcio (procardia, calan cardizem, plendil).

Grávidas e doenças da gengivas

É também muito comum que mulheres grávidas desenvolvam gengivite, especialmente durante o segundo e terceiro trimestres de gravidez devido a alterações hormonais.

É verdade que se não pararmos a gengivite, ela vai piorar?

Sim, se não fizermos nada para melhorar a gengivite, pode evoluir para periodontite. E o que é a periodontite?

O que é a periodontite?

Comummente conhecida como piorreia, é uma doença periodontal. É quando temos gengivite e também há perda óssea, ou seja, quando as nossas gengivas estão vermelhas, sangram, aumentaram de tamanho devido à inflamação e também perdemos osso para suportar os nossos dentes.

A periodontite é muito comum em adultos, embora também possa ocorrer em crianças e adolescentes. Pode ser localizado numa área ou generalizado e ter a mesma perda óssea em toda a boca.

A perda e destruição óssea está relacionada com os níveis de placa bacteriana e a presença de factores predisponentes, como por exemplo:

Higiene oral deficiente

O que leva a uma maior acumulação de placas Fumo (este é o principal factor de risco para esta doença)Idade (como mencionado acima é mais comum em adultos, mas pode ocorrer em crianças e adolescentes)Diabetes e doenças cardiovascularesRaça (há uma prevalência mais elevada na raça negra)GenéticaVírusInformações sócio-económicas.

Esta perda óssea não aparece instantaneamente, mas progride lentamente, embora também possa haver períodos de rápida progressão da doença.

E como é detectada a perda óssea?

Na clínica dentária, ao realizar o habitual check-up com raios X, é possível ver o nível de osso que temos, além de realizar um periodontograma, este é um sistema de recolha de dados sobre a situação clínica do nível de osso, no qual são registados dados diferentes de forma estruturada, o que permitirá aos dentistas compreender rapidamente a situação periodontal geral do paciente e avaliar a evolução em check-ups subsequentes.

O que posso fazer para resolver quer a gengivite quer a periodontite?

A coisa mais importante a fazer se tiver gengivas a sangrar é ir ao dentista, para além de manter uma boa higiene oral em casa.

Na clínica dentária, o principal objectivo do tratamento periodontal é eliminar a doença e restaurar o tecido, tendo em conta a estética dentária e a função. Eles tentarão eliminar e prevenir a recorrência de depósitos bacterianos localizados nas superfícies dos dentes. E é aqui que lhe será ensinada uma boa técnica de escovagem, incluindo como usar fio dental, se necessário escovas interpoximais e ser-lhe-á prescrito um bom elixir bucal que é adequado para si.

Em que consiste este tratamento?

Bem, o tratamento periodontal consiste numa limpeza oral que será realizada na sua clínica dentária e com ela removerão toda a placa supragengival, ou seja, acima da gengiva e, se necessário, farão uma descamação radicular; o que é uma descamação radicular? A descamação radicular é o tratamento onde toda a placa subgengival é removida, ou seja, a placa que está na raiz dentária, abaixo da gengiva.

Uma vez realizado este tratamento, deverá continuar a manter uma boa higiene oral em casa e fazer uma reavaliação a cada 2 ou 3 meses, para que saiba se o tratamento foi eficaz e que a doença não vai piorar.

Portanto, já sabemos que a gengivite e a periodontite são uma doença do tecido periodontal, que podemos combater tendo uma higiene oral muito boa em casa, escovando três vezes por dia durante cerca de 5 minutos, usando fio dentário e todas as recomendações que o nosso dentista nos dá.