Um dos principais equívocos que muitos pacientes têm acerca da hemorragia gengival (sangramento gengival) é que confundem o sangramento gengival com o facto de eles próprios estarem a escovar demasiado agressivamente e, portanto, supostamente estarem a ferir os tecidos moles. A próxima ideia errada que os pacientes têm acerca da sua solução é uma ideia ainda mais errada, pois imaginam que, ao abandonar o hábito da higiene oral, o sangramento gengival vai parar.

Bem, estas duas ideias estão ambas muito erradas. Se alguém causasse algum tipo de lesão a si próprio devido a uma má técnica de escovagem ou a um mau controlo involuntário da escova, no máximo poderia causar um desconforto moderado a ligeiro na zona com dor.

A principal causa de doenças periodontais é o armazenamento da placa bacteriana entre os dentes e as gengivas, especialmente e inicialmente nas áreas interdentais e nas margens gengivais. Outros factores de risco importantes são o tabagismo, uma dieta pouco saudável, factores genéticos, stress ou consumo excessivo de álcool.

Quando um paciente tem uma hemorragia, esta deve-se a outras causas, que explicaremos mais adiante.

Quando a gengiva sangra é um sintoma claro de inflamação do tecido mole, e se este estiver inflamado, há uma razão para esta inflamação. A principal causa deste processo inflamatório e, portanto, do sangramento é a acumulação de placa bacteriana nos dentes. Quando a acumulação de placa é ligeira e não penetrou para além das gengivas, chama-se supragingival, quando a placa invade tecidos mais profundos, chama-se supragingival, tendo esta última consequências mais prejudiciais para o paciente. É simples de explicar se existe doença gengival, há hemorragia e inflamação dos tecidos moles. Se não houver alteração das gengivas, estas não sangrarão.

Entre as patologias que causam hemorragias gengivais estão as doenças periodontais, tais como gengivite ou periodontite.

Existe também uma forte relação entre as doenças periodontais e certas doenças sistémicas como a diabetes, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias. A hemorragia também pode ocorrer em mulheres grávidas se houver quaisquer complicações durante a gravidez.

Factores que ajudam o aparecimento de patologia gengival

Há uma série de factores que ajudam o aparecimento desta patologia gengival, a gengivite, estes factores serão os que ajudam a acumulação de placa dentária, como por exemplo a placa dentária:

  • Restaurações antigas compostas ou amálgamas que se encontram em mau estado.
  • Presença de coroas dentárias (bonés) mal adaptadas ou em mau estado.
  • A acumulação de placa em forma calcificada: tártaro.
  • A presença de tratamento ortodôntico fixo.
  • Se o paciente tiver um apinhamento dentário severo ou moderado, ou se for um utilizador de próteses parciais removíveis.
  • Dentes com patologia de cárie.
  • Se houver embalagem de alimentos entre os dentes, o que é muito comum se tiverem sido consumidos alimentos fibrosos.

Factores sistémicos

Mas há também uma série de factores sistémicos, específicos do organismo:

  • Doenças imunossupressoras.
  • Presença de stress.
  • Gravidez ou ciclo pré-menstrual.
  • Diabetes descontrolada. Medicamentos tais como certos contraceptivos, antiepilépticos, medicamentos para patologia cardíaca.
  • Uma dieta inadequada, falta de vitamina C. Ou simplesmente uma herança genética.

O tratamento da gengivite é simples e eficaz e envolve:

Realização de uma higiene oral diária correcta.

Se tivermos a ideia ou suspeita de que podemos ter um factor sistémico, devemos consultar um clínico geral.

Uma vez a gengivite tratada correctamente, as gengivas voltarão à sua aparência normal. Se esta gengivite não for tratada a tempo, pode levar a outras patologias gengivais de uma forma muito mais agressiva, como por exemplo:

Periodontitis

As consequências são irreversíveis, pois a gengiva não voltará ao seu estado natural, haverá uma perda de volume ósseo, dando mobilidade aos dentes. Mesmo a perda de dentes pode ocorrer só porque a gengivite não foi tratada correctamente e no momento certo.