As gengivas são um tecido dentro da boca, que cobre os maxilares (superior e inferior), protegendo e ajudando a apoiar os dentes. Podemos ver como as gengivas são completamente visíveis quando levantamos o lábio, e também podemos ver a olho nu quando as gengivas estão saudáveis, através da sua cor rosada ou avermelhada clara.

Este tecido protege os dentes de possíveis bactérias ou substâncias estranhas que possamos ingerir, é responsável pelo suporte dos dentes, facilita o deslizamento dos alimentos, impedindo que estes sejam depositados sobre eles e, finalmente, é uma parte estética importante.

As gengivas podem inflamar-se devido a má higiene ou higiene contínua com más práticas (técnica incorrecta). Com isto, a única coisa que conseguiríamos é danificar o nosso tecido gengival e subsequentemente afectar o osso que suporta os dentes, causando danos mais graves.

Colombo & Silva – Dental Clinic – Dentistas Algarve –

Devemos ter em conta que quando as gengivas são saudáveis, não sangram. Um dos principais receios ou equívocos que muitos pacientes têm na cirurgia dentária é a opção de pensar que a hemorragia das gengivas se deve ao facto de estarmos a escovar agressivamente. Isto não pode ser de todo a causa de hemorragia gengival, porque se causarmos qualquer dano por escovagem, o que causará é uma sensação de desconforto ou, no máximo, de dor leve.

As gengivas hemorrágicas ocorrem porque há inflamação, e se houver inflamação das gengivas, temos de nos perguntar qual é a causa desta inflamação. O principal e mais frequente factor que causa a inflamação das gengivas e, portanto, a hemorragia das gengivas não é outro senão a acumulação de placa bacteriana ou biofilme bacteriano.

Gingivitis picture

A placa bacteriana é a acumulação de diferentes agentes microbianos de cor branco-amarelada e uma textura semelhante a uma banda no seu início, é capaz de se acumular nos dentes, mas quando o tempo passa, esta textura suave torna-se calcificada e invade mais áreas, sendo então chamada de cálculo dentário ou tártaro. A patologia mais frequente causada pela placa dentária que afecta os tecidos moles (gengivas) é a gengivite.

Para eliminar a placa existente, é necessário realizar uma higiene oral correcta e ter uma higiene dentária anual com o nosso profissional.

A Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI) diz-nos que as doenças relacionadas com a gengiva (doenças periodontais) podem frequentemente ocorrer em mais do que uma ocasião sem dor ou desconforto intenso, e a pessoa em questão pode estar a sofrer de uma destas patologias sem estar consciente disso.

Algumas pessoas têm uma ideia errada de que as suas gengivas sangram, pensando que são gengivas altamente sensíveis, uma ideia muito errada, pois o sintoma mais óbvio e claro da presença da doença periodontal é a hemorragia das gengivas.

As duas principais entidades relacionadas com a doença periodontal são a gengivite e a periodontite. Dependendo da doença, o tratamento será mais complexo ou não, razão pela qual deve ser tratado assim que for diagnosticado, uma vez que são doenças que apresentam diferentes fases.

Tal como descrito e explicado pela SPPI:

“As doenças periodontais são patologias que afectam o periodonto, ou seja, os tecidos que suportam os dentes, são patologias infecciosas, causadas por bactérias. Existem dois grupos principais de doenças periodontais. Quando apenas a gengiva é afectada, causando um processo inflamatório reversível, chama-se gengivite”.

A gengivite é uma inflamação normalmente causada pela acumulação de placa bacteriana (restos de alimentos de vários dias e/ou meses que se acumulam sob a gengiva, tornando-se cada vez mais aderente à superfície dentária localizada debaixo dela e impedindo-nos de remover esta massa que se forma da acumulação de placa bacteriana com escovação dentária. Pode dizer-se que a gengivite é reversível uma vez que o osso e o tecido conjuntivo ainda não foram afectados.

Neste caso, o osso e o tecido conjuntivo já foram afectados, causando danos irreversíveis. Neste momento, nada pode ser feito para parar o processo e será necessário um tratamento muito mais profundo.