Quando a placa dentária permanece na boca durante um período de tempo mais longo sem ser removida, endurece e forma o que é conhecido como tártaro ou cálculo dentário. Ao contrário da placa bacteriana, os dentes com tártaro não podem ser limpos com uma escova de dentes em casa.

A limpeza dentária engloba todos os conceitos de higiene oral. Este termo é amplamente utilizado para se referir a qualquer tratamento de higiene oral que seja realizado numa clínica dentária.

É importante distinguir devidamente as variações entre os diferentes tipos de limpeza dentária que existem no consultório dentário.

A diferença na aplicação de um tipo de tratamento é avaliada através de uma história clínica correcta do paciente, onde é realizado um exame clínico exaustivo para diagnosticar correctamente e, portanto, oferecer um plano terapêutico adaptado a cada caso.

COMO REMOVER O TÁRTARO DOS DENTES?

Quando um paciente vai ao dentista, primeiro que tudo, é feita uma primeira visita onde os dados do paciente, histórico familiar, historial dentário e farmacológico são tirados, a higiene oral do paciente é verificada e é determinado um plano de tratamento a seguir.

Para determinar que tratamento periodontal o paciente necessita, será realizado um periodontograma, que é um sistema de recolha de dados sobre a situação clínica do nível ósseo, no qual registamos dados diferentes de forma estruturada, o que permitirá aos médicos compreender rapidamente a situação geral periodontal do paciente e avaliar a evolução nos controlos subsequentes.

Com este estudo teremos um controlo da placa bacteriana, analisaremos as possíveis recessões nas gengivas que o paciente possa ter e a profundidade da sondagem e determinaremos se o paciente tem ou não doença periodontal e que tipo de tratamento o paciente necessita. Após o periodontograma, será feita uma série de radiografias para ver o nível de osso e o estado dos dentes e, em seguida, será feito um prognóstico e o plano de tratamento mais adequado.

Tipos de higiene dentária profissional:

  • Higiene com uma escova rotativa
  • Tartrectomia
  • Manutenção periodontal
  • Tratamento periodontal

HIGIENE COM ESCOVAS ROTATIVAS

O primeiro tipo de limpeza dos dentes é a higiene com escova rotativa. Este é um tipo de limpeza que remove as manchas extrínsecas causadas por cromogéneos na dieta ou hábitos diários. Consiste em limpar os tecidos duros da cavidade oral, os dentes, com uma escova de profilaxia que roda a uma velocidade adequada com uma pasta de profilaxia adequada, a fim de remover as manchas e deixar a superfície do dente livre de impurezas e livre para evitar ou retardar a coloração por cromogéneos.

TARTRECTOMIA

O segundo tipo é realizado quando há cálculo supragingival (ou tártaro). Por outras palavras, há uma calcificação da placa bacteriana. Este tratamento é chamado tartrectomia ou profilaxia dentária. A palavra coloquial para este procedimento é higiene dentária ou limpeza dentária. Este procedimento pode ser realizado manualmente, usando curetas, ou por ultra-sons, usando um dispositivo ultra-sónico. Este último é o mais comummente utilizado. Graças à vibração da ponta do aparelho de ultra-sons e irrigação com água, o cálculo torna-se poroso e a vibração faz com que o tártaro se desprenda e seja removido da superfície do dente. Desta forma, o cálculo supragingival é removido e os problemas periodontais são evitados.

MANUTENÇÃO PERIODONTAL

Outro tipo é a manutenção periodontal. Esta é uma limpeza um pouco mais minuciosa do que a anterior. Este tipo de tratamento é realizado quando o paciente tem doença periodontal mas de forma controlada, uma vez que o tratamento periodontal tenha sido realizado por arcos ou sectores. Graças a este procedimento, a doença periodontal é mantida e impedida de progredir. É realizado utilizando um aparelho de ultra-som com uma ponta especial

TRATAMENTO PERIODONTAL

O tratamento periodontal pode ser classificado como outro tipo de limpeza dentária. Este procedimento é realizado nos casos em que há uma acumulação de cálculo subgengival com doença periodontal activa. O seu principal objectivo é remover todo o tártaro das gengivas, responsável pela doença periodontal.

Este tratamento, também conhecido como descamação e aplainamento de raízes, é realizado utilizando instrumentos manuais apropriados, chamados curetas. As curetas dentárias são instrumentos manuais que permitem o acesso ao espaço entre a gengiva e o dente, atingindo o fundo das bolsas periodontais e removendo a acumulação de tártaro e bactérias que causam a doença periodontal. O tratamento periodontal pode ser feito por arco ou sector.

Por vezes, o aplainamento das raízes e a escalada não se baseia apenas em instrumentos manuais, curetas, mas o tratamento pode ser complementado com a ajuda de instrumentos sónicos para se conseguir um tratamento mais bem sucedido.

Portanto, este tipo de tratamento ajuda a doença periodontal e impede a sua progressão (eliminando o factor causal).

HÁBITOS EM CASA PARA PREVENIR OS DENTES DE TÁRTARO

Uma boa higiene oral em casa, através de uma boa técnica de escovagem dos dentes e limpeza interdentária (com fio dental e/ou escovas interproximais) é essencial para manter uma boa saúde oral e evitar estes últimos tipos de limpeza dentária.

É importante manter uma dieta equilibrada, aumentando assim a nossa saúde oral e ajudando a prevenir o aparecimento de mais cáries, pois os alimentos ricos em açúcares favorecem o ambiente oral para que as bactérias actuem. Como? Bem, evitando alimentos que contenham muito açúcar ou calorias elevadas e restringindo as bebidas açucaradas, pois estas contêm ácidos que têm a capacidade de descalcificar o esmalte dentário, causando desgaste, sensibilidade e cáries. Exemplos destas bebidas e alimentos são: limão, laranja ou café, chá e vinho, que também mancham os dentes.

Além disso, check-ups regulares no dentista com os controlos adequados assegurarão que a sua saúde oral é excelente.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVE TER OS SEUS DENTES LIMPOS PROFISSIONALMENTE?

A frequência da limpeza dos dentes dependerá muito do paciente e dos seus hábitos. Recomenda-se uma vez por ano para pacientes com boa higiene dentária diária e de 6 em 6 meses para pacientes com tendência para a formação de tártaro.

Em geral, os pacientes com tendência para a formação de tártaro são propensos a problemas gengivais ou doenças periodontais, pelo que, para evitar danos irreversíveis no osso que suporta os dentes, devem ter os dentes limpos de 6 em 6 meses para garantir que estão completamente livres de cálculos dentários.