As férulas dentárias são um dos elementos mais utilizados nas clínicas dentárias, uma vez que ajudam a resolver muitos dos problemas que aparecem nos dentes.

São feitos de materiais como plástico ou resina e o dentista deve fazer uma medição correcta da boca do paciente e depois enviá-la à pessoa encarregada de a fazer.

Goteira de relaxamento

Actualmente, existem vários tipos de goteiras Mas existem outros tipos, por isso neste post vamos explicar o que são as goteiras.

Quando é utilizada uma goteira dentária

As goteiras dentárias são usadas como tratamento para pessoas que sofrem de alguma patologia ou anomalia nos seus dentes, como o bruxismo, mas também podem ser usadas para manutenção ortodôntica, durante a cirurgia, para proteger a boca ou para o branqueamento dentário.

goteira dentes tortos

Tipos de goteiras dentárias

As goteiras dentárias têm uma vasta gama de utilizações e, dependendo da sua utilização, existem vários tipos específicos, que vão desde o tratamento dentário até à protecção.

Independentemente da utilização da goteira, deve ser tido em conta que o fabricante da goteira dentária deve ter um modelo tirado pelo dentista, seja dos dentes superiores, inferiores ou ambos, a fim de a fabricar perfeitamente.

goteira para dormir

Goteira dentária para dormir

É muito comum que pessoas com anomalias dentárias ou patologias acordem com muita dor no maxilar ou no pescoço. Isto é devido à soma da sua patologia mais algo que os faz esfregar ou cerrar os dentes frequentemente.

Além disso, ao dormir, os dentes são geralmente apertados, enfraquecendo e causando ainda mais dor. É por isso que foram desenvolvidas férulas de sono específicas para ajudar a melhorar o posicionamento dos ossos da mandíbula e evitar que estes se tornem tensos durante o sono.