melhor dentista perto

Quando usamos aparelho, não nos devemos preocupar apenas em alcançar um resultado final que nos deixe satisfeitos.

Devemos também pensar no tempo que os usamos, pois é um processo em que temos de colaborar, especialmente na sua manutenção. Hoje queremos falar sobre limpeza.

Manter a ortodontia limpa permitir-nos-á desfrutar de uma melhor saúde dentária ao longo de todo o processo e uma vez terminado. A utilização dos melhores produtos, tais como escovas de dentes, pastas de dentes ou um irrigador dentário de qualidade é essencial para a limpeza. Vamos dar uma vista de olhos a um guia simples para pôr em prática.

5 dicas para a limpeza adequada dos seus aparelhos

Tentar evitar alimentos pegajosos

Tenho a certeza que o seu dentista já lhe disse isto, mas devemos colocá-lo no topo desta lista. A melhor maneira de manter o aparelho limpo não é limpá-lo mais, mas sim torná-lo menos sujo. Portanto, qualquer alimento que possa deixar vestígios irá causar desconforto, irritação, mau hálito ou outras doenças.

Pastilhas elásticas, doces ou qualquer outra substância gengival pode ter um efeito desastroso na sua ortodontia, tal como bebidas gaseificadas ou sumos de citrinos altamente ácidos. Tente modificar um pouco a sua dieta para que ainda possa desfrutar da comida sem prejudicar o seu tratamento.

Não forçar o aparelho

Os aparelhos fixos são colocados de modo a que qualquer pessoa possa comer com eles, e praticamente tudo. Mas se conseguirmos suavizar os danos a que estão expostos, tanto melhor. Pipocas, torrão, nozes… Estes são inimigos potenciais dos seus braquetes e podem fazê-los perder o cimento que os liga aos seus dentes.

Da mesma forma, hábitos como morder as pontas das canetas, pregos ou outros objectos podem enfraquecer a ortodontia. O mesmo se aplica aos aperitivos ou qualquer comida que se vai comer às dentadas: é sempre melhor cortá-la de antemão para não forçar o tratamento.

Leve sempre a sua mala consigo

Quando usamos ortodontia removível, o nosso dentista ter-nos-á dado uma pequena caixa onde a podemos guardar em casa ou quando saímos para comer em algum lugar. Pode esquecê-lo por vezes, mas tente adquirir o hábito de o carregar sempre consigo para evitar sujar o aparelho.

Não seria a primeira vez que, ao guardá-lo num guardanapo ou num lenço, um empregado o leva por engano; ou parte-se ao guardá-lo no bolso de uma calça. Estes suportes são feitos de uma resina que resiste bem à pressão, mas não são suficientemente flexíveis para resistir a algumas posições extremas.

Dar prioridade à higiene

Nunca se pode ser demasiado escrupuloso, na realidade. Lembre-se que terá de usar a sua ortodontia dentro da boca durante uma grande parte do dia, para que qualquer fonte de infecção possa entrar no seu corpo muito rapidamente.

É essencial que mantenha a sua ortodontia nas melhores condições possíveis, e que consulte o seu dentista se tiver quaisquer fracturas ou defeitos, uma vez que estes podem piorar. Deve também cuidar da sua higiene oral para que tudo corra de acordo com o planeado.

Passe alguns minutos por dia a limpar o seu aparelho ortodôntico

Como dissemos, a limpeza do aparelho deve fazer parte da sua rotina diária, tal como a escovagem dos seus dentes.

Use uma escova especial (não a que usa para os seus dentes) e tenha cuidado ao manusear o aparelho, pois podem ser danificados se for descuidado.

Efectuar uma limpeza profunda pelo menos uma vez por dia, e isto manterá a ortodontia em perfeitas condições durante mais tempo e desempenhará as suas funções da melhor maneira.