Clínicas dentarias em algarve invisalign

No tratamento ortodôntico com aparelho transparente removível, é importante limpar correctamente os alinhadores todos os dias para proporcionar os melhores resultados possíveis, mantendo ao mesmo tempo a sua boca saudável.

As talas ou alinhadores devem ser limpos cada vez que se escova os dentes. São necessários apenas alguns minutos para manter os alinhadores limpos, escovando-os primeiro para remover quaisquer detritos e depois mergulhando-os numa solução de limpeza de dentadura ou retentor.

Como se limpa o aparelho transparente removível?

O cuidado do alinhador é fácil e leva apenas alguns minutos. Deve adquirir o hábito de limpar o seu retentor cada vez que escova os dentes.

Para as limpar correctamente, basta seguir os passos abaixo indicados:

  • Lavar o alinhador com água morna que não seja demasiado quente nem demasiado fria.
  • Aplicar sabão sobre uma escova de cerdas macias ou escova de dentadura. Utilizando pequenos movimentos circulares, escovar suavemente todo o alinhador, tanto por dentro como por fora.
  • Depois de ter escovado bem o interior e o exterior da tala, lave-a novamente com água morna.
  • É importante inspeccionar cuidadosamente o alinhador para qualquer acumulação de tártaro, que aparece como uma película branca nublada que é difícil de remover com uma escova de dentes.
  • Se houver acumulação de tártaro, o alinhador deve ser imerso numa solução de limpeza da dentadura, de acordo com as instruções do produto.
  • Uma vez limpo, pode voltar a colocá-lo na boca ou numa mala para secar.

Dicas para o manter em perfeito estado

A pasta de dentes é demasiado abrasiva e pode riscar os alinhadores, pelo que é preferível limpar as talas com outro tipo de produto.

Os alinhadores podem ficar amarelos devido a não escovar os dentes antes de colocar os alinhadores na boca ou beber café, chá, sumo, vinho ou refrigerantes coloridos.

Se não for possível escovar os dentes após cada refeição, é importante enxaguar bem a boca antes de inserir os alinhadores para evitar que os alinhadores fiquem amarelos.

invisalign algarve dra. glória silva

Os alinhadores claros devem ser removidos para comer, mas qualquer acumulação de placa ou restos de comida presos dentro do retentor ou nos dentes pode causar cárie e fazer com que o retentor cheire mal, por isso é importante mantê-lo o mais limpo possível.

É importante que a solução de limpeza utilizada não contenha ingredientes duros que possam corroer o alinhador, por isso é melhor consultar o seu ortodontista para obter as melhores recomendações.